Os 10 melhores e-readers de 2012

e-reader

Nos últimos tempos, o número de e-books tem aumentado a sua produção e isso deve-se à popularização dos e-readers. Ao contrário do que se possa pensar, estes gadgets já existem desde anos 90, apesar de, na altura, terem um funcionamento muito limitado. Atualmente, estão mais desenvolvidos e sofisticados e estão disponíveis para todos os gostos e carteiras. Conheça os 10 melhores e-readers de 2012 e escolha aquele que melhor se adapta às suas exigências.

1. iPad da Apple

Apesar de ser um tablet, o iPad também pode ser considerado um leitor de livros digitais devido às suas configurações. Este equipamento distingue-se dos demais, uma vez que aceita vários formatos de arquivo como PDF, Word, entre outros. Uma das principais vantagens que este aparelho apresenta é a qualidade sua tela, o que faz com que a leitura se torne ainda mais agradável. Neste momento, o iPad possui duas versões: 16 GB e 32 GB e os utilizadores podem optar por uma conexão de internet via WIFI ou 3G. Para todos os interessados, o iPad poderá ser adquirido por cerca de 390 euros/1.047 reais.

2. Kindle da Amazon

O Kindle da Amazon foi um dos primeiros e-readers a ficar conhecido pelo grande público e isso deveu-se à popularidade da sua marca. Este equipamento já teve várias versões e todas elas com melhorias significativas, mas ainda não aceita alguns formatos de arquivo. Ele apresenta uma tela de 6 polegadas, tem capacidade para armazenar 1400 livros e possui uma conexão de internet via WIFI ou 3G. O Kindle poderá ser adquirido por aproximadamente 109 euros/294 reais, mas esse é um valor que depende de cada versão.

3. Barnes & Noble Nook

O Barnes & Noble Nook foi lançado pela empresa de livros Barnes & Noble com o intuito de dar suporte à venda de livros em formato digital. Trata-se de uma ótima escolha para quem deseja ter um leitor de livros simples e funcional. A principal vantagem deste aparelho é o número de e-books que ele tem à sua disposição, isto é, mais de um milhão de títulos (a Amazon possui cerca de 700 mil títulos). Este equipamento tem 8 GB de armazenamento que podem ser expandidos até aos 32 GB, 512 MB de memória RAM e um custo médio de 150 euros/404 reais.

4. Borders Kobo

O Borders Kobo é um e-reader de baixo custo perfeito para quem não precisa de várias ferramentas. Ele é o concorrente direto do Kindle e do Barnes & Noble e é uma excelente opção para quem quer ler um livro em formato digital. O Borders Kobo é leve, possui uma tela de 6 polegadas e pode ser sincronizado com o computador pessoal. Ele está disponível em várias cores e apesar de não permitir a realização de anotações é muito procurado e popular. Este equipamento apresenta o custo médio de 96 euros/260 reais.

5. Reader Digital Book da Sony

A Sony, empresa conhecida no mercado da tecnologia, também entrou no segmento dos e-readers com o dispositivo Reader Digital Book. Trata-se de um equipamento ultrafino com tela touchscreen, suporta arquivos em PDF e E-pub e permite a passagem de conteúdo do computador para o e-reader. O Reader Digital Book está disponível em várias cores, tem conexão WIFI, permite anotações e custa cerca de 100 euros/270 reais.

6. Kindle DX da Amazon

O DX da Amazon é uma versão mais avançada do Kindle e é capaz de ler livros em grandes formatos. Este dispositivo é maior e mais potente do que a versão anterior e à conta disso o seu custo de comercialização é ligeiramente mais elevado – 294 euros/792 reais. O DX é voltado principalmente para livros didáticos, possui uma tela de 9,7 polegadas, conexão 3G e WIFI.

7. Alex da Spring Design

O Alex da Spring Design é um leitor de livros digitais que utiliza o sistema Android. Ele apresenta uma tela e-ink para leitura e um sistema touchscreen. Trata-se de um e-reader muito sofisticado com uma tela de 6 polegadas, conexão 3G e WIFI. Este dipositivo pode ser adquirido pela módica quantia de 309 euros/833 reais.

8. Pandigital Novel

O Pandigital Novel é um dispositivo com características muito semelhantes às do iPad da Apple, só que com funcionalidades mais limitadas. O sistema operacional do equipamento é Android e possui uma tela de 7 polegadas sensível ao toque. O Pandigital Novel tem uma capacidade de armazenamento de 1GB, conexão WIFI e suporta os formatos PDF e E-pub. Ele pode ser adquirido por aproximadamente 80 euros/216 reais.

9. Black Jack da Cooler

O Black Jack da Cooler é uma engenhoca tecnológica produzida no Brasil e é uma ótima solução para quem procura um leitor simples e funcional. O aparelho apresenta uma tela de 6 polegadas, memória de 128 MB, entrada USB e sistema operacional Linux. Ele suporta os formatos de E-pub e PDF, está disponível em português e em inglês e custa cerca de 260 euros/700 reais.

10. Positivo Alfa

O Positivo Alfa também é um equipamento produzido no Brasil que foi lançado para competir diretamente com o Kindle da Amazon. O aparelho tem uma tela touchscreen de 6 polegadas, conexão WIFI, apresenta menus em português e suporta arquivos em PDF e em E-pub. Trata-se de um dos equipamentos mais acessíveis do mercado e o seu preço de comercialização é de 223 euros/600 reais.

 

Imagens: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10

 

A sua votação: